quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Antes e durante a gravidez: Que cremes usar?

Um assunto que não falo muito aqui no blog é a gravidez, mas hoje decidi abordar um pouco este assunto, mais concretamente os cremes que se pode e não se pode usar. Espero que seja útil para muitas leitoras :)



Os cremes específicos para a gravidez devem ser usados mal se descubra que se está grávida, e os cuidados com os que já se usavam antes devem ser redobrados. 

Cremes com que contenham ácido salicílico, ácido glicólico, ácido hidroxi e retinóis, devem ser evitados, especialmente durante o primeiro trimestre da gravidez. Estes componentes costumam ser encontrados em cremes esfoliantes, anti-idade, cremes para a acne ou até cremes de dia, mas mais nos esfoliantes.
Os cremes com estes químicos devem ser evitados pois a nossa pele pode absorvê-los podendo chegar rapidamente ao bebé em desenvolvimento, apesar de ainda não terem sido encontradas ligações directas entre defeitos de nascença e estes químicos, mas mais vale prevenir.

Após o primeiro trimestre aconselhem-se com o vosso médico se podem voltar a introduzir os vossos cremes habituais, mas em caso de dúvida optem por não o fazer.
Deixo-vos com alguns exemplos de bons cremes que podem usar durante a gravidez:
Anti-Blemish Solutions Clear Moisturizer 

Clarins Baume Beaute Eclair

Por vezes com a gravidez, é comum surgirem alguns problemas de pele, incluindo a acne. Mas por volta do segundo trimestre, ou logo depois de o bebé nascer costuma desaparecer.
Entretanto para prevenir e tratar a acne durante a gravidez sigam os seguintes conselhos:
  • Limpem sempre o rosto de manhã e à noite com um produto não gorduroso.
Biopur Pore Reducer Gel

  • Considerem mudar o vosso creme hidratante habitual, bem como a vossa maquilhagem para produtos não gordurosos.
Pureness Matifying Compact Oil-free


  • Para disfarçar as borbulhas da acne utilizem um corrector, quando o comprarem certifiquem-se que é na cor certa, senão correm o risco de usar algo que evidencie ainda mais as borbulhas. Se usarem base, usem o corrector por cima.
Anti-Blemish Clearing Concealer

  • Uma vez por semana façam uma máscara de beleza à base de barro ou aveia para ajudar a limpar e a desobstruir os poros da pele.
Eclat Mat Masque Purifiant Eclat

  • Lavem e desinfectem frequentemente os pincéis e esponjas que usam para se maquilhar e mudaem as capas das almofadas da cama pelo menos uma vez por semana.
  • Não usem tratamentos ou produtos anti-acne sem confirmar com o vosso dermatologista ou médico assistente se o podem fazer, pois muitos produtos para a acne contém ingredientes que não são seguros para usar durante a gravidez.
  • Evitem usar produtos com Retinol A, Isotretinoína e Tetraciclina, o uso destes produtos não é aconselhável em grávidas.

Outros problemas de pele que surgem frequentemente com a gravidez são as manchas escuras na pele que se chamam melasma, sendo também conhecidas como máscara de grávida. Mais de 50% das mulheres grávidas desenvolvem algum tipo de pigmentação escura à volta da boca, face ou testa, também chamada de hiperpigmentação.

Para evitar o meslasma, independentemente da estação do ano ou da ocasião, devem usar SEMPRE um protector solar de valor elevado. A exposição solar, mesmo num simples passeio pela rua pode estimular a hiperpigmentação.
Os elevados níveis de estrogénio e de progesterona desencadeiam a produção dos melanócitos (responsáveis pela pigmentação), estas células produzem melanina que podem provocar o melasma em escassos minutos.
Por tudo isto, o protector solar aplicado antes de sair de casa é essencial, e o seu reforço quando andarem ao sol é fundamental. 

Para além do tratamento do rosto e da maquilhagem é também muito importante cuidar do corpo. É essencial manter sempre a pele hidratada de maneira a evitar o grande inimigo das grávidas, as estrias... Mais de 90% das mulheres desenvolvem estrias durante a gravidez, estas começam a surgir a patir do 2º trimestre de gestação. As estrias iniciam com uma inflamação que por vezes provoca comichão, tornando-se de cor avermelhada ou acastanhada. Surgem usualmente na zona do umbigo e podem expandir-se por toda a barriga numa espécie de padrão bola de futebol. Poderão também surgir nos braços, mamas, ancas, coxas e nádegas. No final da gravidez elas permanecem, e com o tempo tendem a ficar esbranquiçadas e permanentes.
Clarins Creme Masvelt

Durante a gravidez devem evitar também as fragrâncias intensas, pois os  ftalatos são químicos que são muitas vezes encontrados nas fragrâncias dos produtos de beleza, nomeadamente em produtos como creme de corpo, perfume, água-de-colónia. Estes tipos de produtos, com estas características, podem ser prejudiciais durante a gravidez, nomeadamente no desenvolvimento do bebé. Por isso, todos os produtos de beleza que contenham aromas intensos devem ser evitados durante a gravidez – optem por produtos sem fragrâncias ou com aromas muito suaves.
Re-Nutriv Intensive Smoothing Body Creme

E por fim, a manicura na gravidez... Se têm de fazer as unhas enquanto estão grávidas, certifiquem-se que estas são pintadas numa área ventilada e, se possível, usem verniz, base e removedor de verniz com o menos químicos possível. Estudos indicam que mulheres que trabalham em salões de manicura são mais propensas a abortos, bebés com defeitos de nascença e problemas de desenvolvimento. Ainda não existe um estudo publicado que prove concretamente este tipo de afirmação, mas existem provas que evidenciam o risco de aborto espontâneo entre empregadas de salões de manicuras. Por isso é melhor prevenir...
Mavala Extra-Mild Nail Polish Remover

Podem encontrar estes produtos facilmente em várias perfumarias, e aqui na loja Glamourosa com preços muito bons e se usarem o código "mixofcolorsandpatterns" tem 5% de desconto.

Ficou um pouco longo demais o post, mas espero que tenha sido útil e que ajude muitas futuras mamãs :)


2 comentários:

  1. Ainda estou longe da fase de procriação (:P), mas quando estiver nessas alturas, irei ter em conta as dicas dadas aqui neste post :D

    Beijinhos,
    Joana Freitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ainda te falta mesmo muito tempo XD Mas obrigada :)

      beijinhos

      Eliminar