quarta-feira, 13 de julho de 2016

PharmaSara #5: 5 erros comuns na higiene dentária

Depois de algum tempo parada a rúbrica PharmaSara está de volta. Hoje venho falar-vos dos erros mais comuns que cometemos diariamente na nossa higiene dentária.


1º Usar o fio dental após escovar os dentes (ou não usar de todo)

A limpeza dentária com escovilhões, fio dental e outros acessórios deve ser sempre precedida à escovagem, pois permite retirar os resíduos mais difíceis e a placa bacteriana onde a escova não chega, de modo a serem removidos com a posterior escovagem normal.



2º Não humedecer o palito antes de usar

Os palitos de madeira devem ser humedecidos na boca antes de se usarem. Assim, tornam-se mais fortes e não partem com tanta facilidade. Também conseguem penetrar com mais facilidade entre os dentes. Quando humedecidos, as fibras da madeira permitem um efeito esfoliante que confere uma limpeza efectiva.



3º Usar uma escova de dentes com dureza superior à suave

A escova de eleição deverá ser sempre a suave. Escovas com dureza média e forte podem piorar condições como retracção gengival ou gengivites, e assim devem ser utilizadas apenas com aconselhamento do seu dentista. E não esquecer de substituir a escova a cada 3 meses.



4º Preferir a escova eléctrica à manual

Apesar de a maioria optar pela escova eléctrica por esta ser supostamente mais efectiva na limpeza, está errado. As escovas eléctricas devem ser optadas por pessoas com limitações físicas/incapacidade de utilizar a escova manual. A escova manual permite a limpeza eficaz e uma maior acessibilidade sem danificar a gengiva, devendo a escovagem durar entre 1 a 2 minutos.





5º Usar elixires com cloro-hexidina ou triclosan diariamente

Estes dois ingredientes estão presentes numa grande quantidade de elixires do mercado português, mas para além do triclosan ser cancerígeno e a cloro-hexidina pigmentar os dentes, ambos matam a flora bacteriana da mucosa oral que é importante para uma boca saudável. Não esquecendo do impacto ambiental que estes têm quando despejados na canalização normal. Por isso devem ser só utilizados com aconselhamento do dentista ou farmacêutico. Podem ser optados elixires de flúor para uso diário.



Não se esqueçam dos 3 passos: limpeza, escovagem e enxaguamento.

Qualquer dúvida, aconselhem-se com um dentista, higienista ou farmacêutico.


Já sabem qualquer dúvida que tenham, podem falar comigo... Saibam mais sobre o PharmaSara e em que consiste aqui 😉

Sara

2 comentários:

  1. Que boas dicas, Sara! :) Obrigada por falares num assunto que, infelizmente, não tem a devida importância na Internet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Joana :) Infelizmente é verdade, a higiene dentária é muito subestimada e coisas simples podem evitar problemas mais tarde. Espero que estas dicas sejam tidas em conta. Beijinhos

      Eliminar