sexta-feira, 3 de abril de 2015

15 Hábitos Saudáveis a Adoptar Nesta Primavera #1

Com pequenos gestos na nossa rotina, podemos mudar significativamente a nossa saúde, bem-estar e incorporar hábitos regulares que nos ajudam a manter o bom funcionamento do nosso organismo. O nosso corpo é o nosso santuário e cabe-nos a nós respeitá-lo e estimá-lo. Lanço então o desafio.

Assim, decidi trazer-vos 15 hábitos para adoptarmos nesta Primavera para dar energia, bem-estar e saúde. Mas como o post ia ficar muito longo decidi dividi-lo em três, hoje na primeira parte trago-vos os primeiro cinco hábitos para começarem a por já em prática. E são eles:

1. Beber 1 copo de água cheio ao acordar e ao deitar


Este é propositadamente o primeiro ponto, pois a água é essencial para o funcionamento do nosso organismo e, consequentemente, do nosso metabolismo. Quase todas as reacções que ocorrem no nosso organismo envolvem de água, sem esta elas simplesmente não acontecem. O nosso sistema imunitário funciona melhor, a nossa pele fica hidratada e com um aspecto saudável, o nosso metabolismo funciona melhor, aumentamos os níveis de energia e ajuda a queimar calorias. Por isso, e com a chegada do sol aumentando a nossa predisposição, temos de nos obrigar a beber água ao acordar - para acordar também o metabolismo - e ao deitar - para hidratar a pele e evitar aquele apetite que por vezes aparece a meio da noite. A forma como começamos o dia faz toda a diferença.


2. Tirar 15 a 30 minutos só para nós


Este é um aspecto que muitas vezes nos esquecemos, quer seja pelas responsabilidades, os imenso afazeres do dia-a-dia ou pelo cansaço. A verdade é que precisamos de um momento para nós, para observar a nossa vida no momento do agora. Temos de aproveitar para meditar, avaliar aquilo que menos gostamos na nossa vida e pensar como a podemos mudar, focando-nos nos seus aspectos mais positivos. Esta é uma oportunidade no dia para nos relembrarmos quem somos e não nos deixarmos  perder.


3. Caminhar



O exercício seria o ideal, mas pelo menos este hábito, todos nós o conseguimos incorporar na nossa rotina. Caminhar ajuda a activar a circulação sanguínea mais periférica, trazendo imensas vantagens para o nosso corpo como cabelo, pele e unhas. Para além disto, dá-nos energia através da produção de endorfinas. Por isso vamos introduzir este hábito a todos os momentos em que nos for possível caminhar.


4. Cortar nos açúcares 


Quem resiste a um chocolate? Nós! Pois é, se há alguma coisa que conseguimos controlar, somos nós próprios. Por que não tentar explorar esta qualidade em relação aos doces? Vamos experimentar 10 dias sem doces, vai aumentar bastante a nossa energia. O açúcar, enganadoramente, dá-nos a falsa sensação de bem-estar e energia logo após a sua ingestão devido ao pico de açúcar no sangue. Mas quando este cai, vai para níveis inferiores aos anteriores, o que leva a pessoa a sentir-se mais cansada e mais triste.


5. Lembrar de respirar


Um hábito simples e fácil de por em prática. Quando nos sentimos mais perdidas ou a divagar, devemos parar e repetir 5 vezes uma longa e profunda inspiração seguida da sua expiração. Devemos acompanhar com o movimento dos ombros, vai ajudar a oxigenar o sangue e a descontrair.

Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário