sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Croácia Dia 3 - Dubrovnik

Quando decidimos que íamos à Croácia decidimos também que desse por onde desse tínhamos de ir a Dubrovnik. Além de ser uma cidade linda, tinham sido feitas a maioria das filmagens de Game of Thrones lá 😱

Fomos um pouco às cegas é verdade, sabíamos que não era nada perto de Split, que ficava a umas 4 horas de viagem de autocarro. Por isso, pusemos-nos a pé cedinho e lá fomos nós para a central de autocarros sem saber bem para onde íamos e onde tínhamos que sair. Foi uma aventura um bocado arriscada, mas que sinceramente não me meteu medo nenhum, assim é que tem piada.

Lá fomos nós no autocarro, e a viagem além de longa não é só feita pela Croácia, existe uma zona em que passa na Bósnia-Herzegovina, e o autocarro decidiu fazer uma pausa por lá. A Bósnia não pertence à União Europeia e eu fui apenas com cartão de cidadão, e sem passaporte, ou seja, estava clandestina na Bósnia, mas não fui presa nem fiquei retida, aliás pude ver as paisagens e apanhar ar  sem ser apanhada 😆
Durante a viagem ainda fomos mandados parar várias vezes pela polícia que quiseram sempre ver a nossa identificação, mas nunca ninguém implicou por não ter passaporte.
Bósnia-Herzegovina
Depois de chegarmos a Dubrovnik, ou pelo menos à central de camionagem, percebemos que estávamos bastante longe do centro da cidade e da parte histórica que era onde queríamos ir. Fomos para a paragem de autocarro em frente à central e apanhamos o primeiro autocarro que apareceu, quando percebemos que parecia ser o centro saímos e lá estavam as muralhas e a cidade histórica de Dubrovnik.


Demos uma voltinha e vimos tudo por alto, achamos melhor irmos almoçar antes de vermos tudo melhor. Almoçamos num restaurante super giro de hambúrgueres e cachorros, e por incrível que pareça ao nosso lado estava uma família portuguesa, quase que me senti em Portugal, não fosse o lugar e o restaurante não terem nada a ver.

Percebemos que de Dubrovnik só íamos mesmo conseguir ver a parte histórica da cidade, não tinhamos tempo para ir explorar a cidade fora das muralhas (quem sabe não voltamos e vemos o resto).

As escadas da famosa cena de "Shame" de Game of Thrones
Muito modernas as janelas em GOT 😂

Para visitar as muralhas da cidade era preciso pagar entrada, e não era muito barato, acho que rondava os 30€, mas achamos que valia a pena dar esse dinheiro...e valeu. Andamos imenso e debaixo de um calor abrasador mas com paisagens fantásticas, ADOREI.

Game of Thrones
Game of Thrones

Depois das muralhas, demos uma volta por fora da cidade histórica...

Game of Thrones
E finalmente encontrei o lugar que mais queria ver em Dubrovnik, não me perguntem porquê mas depois de o ver em Game of Thrones meti na cabeça que tinha de ir ali especificamente àquele sítio.

Game of Thrones
Conseguimos conhecer bem a cidade histórica de Dubrovnik, mas como ainda não era muito tarde e queriamos ver o máximo possível decidimos ir a pé até á central de camionagem em vez de apanharmos um autocarro. Ainda era um caminho bastante longo e demorou bastante tempo, mas como era pela zona costeira e era tudo novidade, fez-se muito bem.

Apaixonei-me por este café

Lá chegamos completamente de rastos à central, e fizemos mais 4h de viagem de volta a Split, com paragem novamente na Bósnia-Herzegovina (eu clandestina again). Ainda tinha um francês (mais outro, sim, não sei o que se passa entre a Croácia, os franceses e as portuguesas 😂) no banco ao meu lado do autocarro, simpático e digamos que interessante, pena o meu inglês não ser a melhor coisa do mundo (pois sim claro, provavelmente não ia fazer diferença porque não sou nadinha tímida 😳).

Chegamos a casa por volta das 23h completamente estafadas, comemos qualquer coisa e fomos descansar para no dia seguinte apanharmos um barco e irmos até à ilha de Hvar. Mas isso já fica para outro post 😊

GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar
GuardarGuardarGuardarGuardar

4 comentários: