sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling

Os livros do Harry Potter foram os livros que me deram a paixão pela leitura, já lia antes deles, mas descobri mesmo o prazer de ler quando li o Harry Potter e a Pedra Filosofal, já lá vão muuuuuuuiiiitos anos.
Quando saiu recentemente o "novo" livro, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, achei por bem reler todos outra vez antes de ler esse. Já vou na Ordem de Fénix, mas não podia deixar de fazer as minhas reviews aqui no blog. Por isso, hoje temos o Harry Potter e a Pedra Filosofal.


Sinopse: 
"Harry Potter é antes de mais o fenómeno editorial de 1999. É-o porque demove crianças de jogos de computador e de infindáveis horas frente ao televisor. É-o porque está traduzido em cerca de 30 idiomas. É-o porque tem angariado os mais importantes prémios de literatura infanto-juvenil. É-o, por fim e entre outras inúmeras razões, porque ocupa há meses consecutivos os primeiros lugares das mais importantes listas de vendas mundiais. Mas Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa. Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá propocionar. Um grande sucesso editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos."


A minha opinião:
Mal eu sabia quando comprei este livro (e andava apenas no 7º ano) que hoje com 28 anos iria pegar nele novamente e o ler com a mesma intensidade que a adolescente que o leu há anos atrás.

Que posso eu dizer? Este livro agarra-nos e leva-nos para o mundo da magia, que mesmo para quem não é grande fã deste tipo de livros do mundo fantástico acaba por gostar e por viajar até Hogwarts juntamente com o Harry.
Este primeiro livro acho mais especial em relação aos outros, pois é quando se descobre aquele mundo todo dos feiticeiros e tudo se torna uma novidade tanto para o Harry como para quem está a ler.
O melhor é que para além deste mundo todo dos não muggles, a autora consegue criar uma personagem em quem nos podemos ver. É de longe alguém perfeito e com uma vida fácil, mas que consegue ir superando as dificuldades e as adversidades da vida, tornando-o uma personagem fascinante.

Lido pela segunda vez e mesmo já sabendo a história toda continuo a ler com a mesma empolgação e entusiasmo de há anos atrás. É perfeito, todos os pormenores, a história,... Quem nunca se aventurou a ler Harry Potter (existe alguém?) deveria fazê-lo. 

Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter, #1)Harry Potter e a Pedra Filosofal by J.K. Rowling
My rating: 5 of 5 stars



View all my reviews




"Não se resolve nada a divagar em sonhos quando nos esquecemos de viver."

"(...), é como ir para a cama depois de um dia muito longo e cansativo. Além disso, para uma mente bem organizada, a morte é apenas a próxima grande aventura."

"... o problema é que os seres humanos têm tendência para escolher sempre o que é pior para eles."



E agora um aparte... Para 2017 já se propuseram a um novo desafio de leitura? Cumpriram o de 2016?
O meu objectivo para 2016 era ler 10 livros, e li....16, ah pois 👏😜
Para 2017 aumentei a fasquia, claro, e tenho de ler 20, vamos lá ver. Boas leituras 😘

Sem comentários:

Enviar um comentário