sábado, 21 de janeiro de 2017

Noruega - Besseggen

Não é novidade que a Noruega é um dos países-destino para viagens pela natureza bem como pelas aventuras que proporciona. Não só nos meses frios com os desportos de neve, mas com as maravilhas da natureza no Verão quando os dias são mais longos.

Existem imensos passeios (ou como eles chamam, tur) famosos por toda a Noruega, com bons trilhos, durabilidades para todos os gostos bem como o nível de dificuldade. Mas um dos mais famosos é sem dúvida Besseggen. Uma montanha situada na cordilheira Jotunheimen, mesmo no centro da Noruega, cujo percurso tem uma duração média de 8h (podendo variar de acordo com a forma física da pessoa).


Existem duas alternativas para se iniciar este percurso, uma em Memurubu (sendo necessário apanhar um barco em Gjendesheim com um custo de 140 NOK, ~15€, e 25min de viagem, e é considerada a mais fácil) e outra com início em Gjendesheim (mas com uma descida mais acentuada, e apanhando o barco de retorno em Memurubu). Não será difícil de imaginar que optei pela primeira opção. Apesar de ser necessário ir com bastante antecedência para se conseguir bilhete para o barco, pois esgota muito rapidamente devido à grande popularidade deste trilho.


É notória a inclinação na primeira hora a caminhar e ainda requer bastante esforço físico, porém é um terreno bastante fácil, e existem também diversas correntes de água o que é bom para abastecer durante a caminhada. 
E após uma hora de caminhada, já conseguimos ter uma fantástica paisagem de cortar a respiração.


Este trilho também pode ser dividido por 3 topos, sendo Besseggen o topo final. Logo após o almoço, conseguimos chegar ao primeiro topo, e com vista para o fiorde por onde circula o barco, bem como para outros pontos nas Jotunheimen.


Em cima, consegue-se ver o trilho para a próxima inclinação, no entanto, ainda é um longo percurso com zonas mais ou menos planas onde se pode aproveitar a magnífica paisagem, bem como a companhia de imensos noruegueses e turistas que alinham muito neste tipo de aventuras.


Com 4h de caminhada (incluíndo pausa de 30 minutos para o almoço), chegamos ao segundo topo. Com paisagens paradisíacas, ou como eles gostam de dizer, exóticas. Um dos pontos que torna este trilho um verdadeiro must para os amantes da natureza.


Uma das paisagens mais bonitas e das quais os norueguesas mais se orgulham, é o fiorde com uma cor esverdeada e o lago no topo da montanha com a cor azul (mas como começou a ficar muito nublado, não consegui captar a sua essência).


E o derradeiro desafio começou logo a seguir. Primeiro foi necessário fazer uma descida com o terreno em pedra, dificultando imenso, para depois iniciar a subida quase escalada pela Besseggen. O caminho deixou de estar tão bem sinalizado e o terreno passou a ser apenas pedra. 
As fotos que irão ver a seguir representam o início da Besseggen e a chegada ao fim da escalada.


Cerca de 5 horas e meia após a chegada a Memurubu, estávamos no topo, onde o terreno já era plano e sem paisagens, e claro a sensação de conquista foi bastante gratificante.


A descida fez-se em hora em meia, mas teve que ser feita com alguma precaução, devido ao terreno húmido e escorregadio. E ainda tive companhia como podem ver embaixo, sim, são renas 😊


No total, levamos exactamente 7 horas a fazer o trilho todo. Um trilho que aconselho vivamente... Mas para ser feito com uns bons sapatos de corrida em terreno/montanhismo e com lanches para pelo menos 3 pausas. Um protector solar e um casaco corta-vento também são essenciais, e claro em dias mais frios um gorro também dá jeito.


Sara

GuardarGuardar
GuardarGuardar

Sem comentários:

Enviar um comentário