sábado, 28 de fevereiro de 2015

PharmaSara #3: Descamação da pele mista/oleosa

A descamação nas peles mistas ou oleosas é um problema que nesta altura do ano agrava-se e que é mais habitual do que podiam julgar.

"A Inês é uma jovem de 18 anos com uma pele bastante oleosa, com alguma tendência acneica, mas que ultimamente a pele tem estado bastante seca e a descamar na zona da testa, nariz e maçãs do rosto. Apesar de usar um creme diário para peles oleosas, este não tem ajudado. "

Existem imensas causas que provocam a descamação da pele e por isso cada caso tem que ser bem avaliado. Neste caso, a Inês não sofria de qualquer reacção alérgica, ou iniciou algum tratamento, nem alterou a sua dieta, logo o factor preponderante são as condições climatéricas.

No Inverno, para além da menor motivação para a ingestão de água, as temperaturas mais baixas provocam desidratação da pele pois o sangue não chega com tanta facilidade às zonas mais periféricas do corpo. Como a pele é um dos órgãos com maior percentagem de água, é também o primeiro a sentir os seus efeitos, principalmente a zona do rosto.  A pele acaba por quebrar, há casos em que forma apenas linhas de expressão (usualmente nas peles mais secas) e, noutros casos, como este, a pele começa a descamar (com maior tendência nas peles normais a mistas).

Aqui o nosso método de acção foca-se essencialmente na hidratação profunda da pele. Assim, o produto de eleição é o Hydraphase Intense Ligeiro da La Roche-Posay para fazer à noite (altura em que a pele inicia a sua renovação celular). 



A complementação do tratamento com um sérum também é bastante vantajosa, e neste caso recomendo o Lierac Prescription SérumPreparador Suavizante Reequilibrante que eu também usei para este problema.


As exfoliações faciais devem ser reduzidas e recomendadas para 1 vez por semana para remover a pele morta mas para não agravar a descamação.

Como complemento, é importante uma dieta com vitamina C. Este actua como um regenerador da pele e também ajuda bastante com a acne. Por isso, recomendo um suplemento alimentar como a Vitamina C Alter, para quem prefere comprimidos efervescentes e é bastante acessível. 


Para quem prefere comprimidos, aconselho a Vitamina C-R, o preferido dos dermatologistas. Estes devem-se fazer pela manhã/almoço e deve-se evitar alimentos como a laranja aquando a toma destes. 


Acreditem que a diferença da vitamina C nota-se na pele.

Às vezes, com a pele mais desidratada, esta tem tendência para aumentar um pouco a oleosidade para se proteger e evitar a perda de água. O que leva ao aparecimento/agravamento da acne. Nestes casos, deve-se introduzir na rotina matinal um matificante para ajudar a controlar a produção de oleosidade. Um dos melhores do mercado é sem dúvida o Lierac PrescriptionAnti-imperfeições Fluído Matificante.


E claro, o mais óbvio e mais importante, beber sempre muita água.

Espero ter ajudado a Inês... Se tiverem alguma dúvida ou se precisarem de ajuda, já sabem que estou por cá, fico à espera. ;)

Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário