terça-feira, 11 de outubro de 2016

Croácia Dia 1 - Split

Desde que a minha irmã foi para a Noruega, já não passamos tempo nenhum juntas, o que é o oposto da relação que tínhamos. Por isso, decidimos tirar férias as duas juntas este ano e o destino escolhido foi a Croácia, mais precisamente Split. Além de Split achamos que Dubrovnick também deveria ser um lugar a visitar visto que somos as duas viciadas em Guerra dos Tronos e foram lá gravadas várias cenas (e é uma cidade lindíssima), e ir à Croácia e não visitar uma das suas ilhas era quase como não ir (que exagero), mas sim quisemos ir conhecer uma das ilhas e escolhemos Hvar.
Fomos apenas 5 dias, mas conseguimos fazer tudo aquilo que queríamos 😊

No primeiro dia chegamos ao início da tarde à Croácia completamente exaustas. O aeroporto de Split ainda fica um pouco desviado do centro de Split por isso tivemos de apanhar um autocarro e demoramos quase 1h a chegar. Os subúrbios por onde fomos passando mostraram muito a igualdade na população, não se notava aquela distinção de classe alta, média e baixa, parecia tudo basicamente classe média baixa e pouco desenvolvida. Já no centro de Split isso muda completamente.


Mal chegamos fomos fazer o check-in ao nosso apartamento e depois conhecer um pouco dos arredores à volta dele.
O apartamento ficava mesmo no centro de Split, ao lado de uma das entradas para a parte histórica.  Além do apartamento ter muitas boas condições, boa localização, os proprietários eram pessoas muito simpáticas e acessíveis. Mas o que mais me fascinou são as espécies de bairros de apartamentos para turistas espalhados por toda Split, torna tudo muito mais acolhedor e fácil.

O "nosso bairro"
Visto que a parte histórica (Palácio Diocleciano) estava praticamente toda ao nosso lado decidimos ir ver tudo por alto para depois decidirmos o que valia a pena visitar no dia seguinte. 

Srebrna vrata (Portão de Prata), Porta Argentea
Catedral de São Domnius
Peristil
Riva de Split
Prokurative
Marmontova ulica
Restos da Igreja de São Benedito
Entrada principal do Palácio, Zlatna (Portão de Ouro), Porta Aurea
Grgur Ninski

E numa das ruinhas fantásticas encontramos uma loja escondida cheia de coisas de Game of Thrones, Star Wars e Harry Potter, mas muito mais Game of Thrones 😍


À noite jantar na Riva de Split com música ao vivo e o mar Adriático ao lado (e um vento do caraças).



2 comentários: